terça-feira, 10 de abril de 2012

SciELO Brasil lança portal de livros eletrônicos

Portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.
A iniciativa pretende aumentar a visibilidade, o acesso, o uso e o impacto de pesquisas, ensaios e estudos realizados, principalmente, na área de humanas, cuja maior parte da produção acadêmica é publicada na forma de livros.

Confira alguns relacionados a Geografia:

 

(ISBN:9788579831270)
Organizador(es): Godoy, Paulo R. Teixeira de
Editora: Editora UNESP
Idioma: Português
Ano: 2010
Sinopse: O objetivo deste livro não é suprir as deficiências ou as lacunas da história do pensamento geográfico e, tampouco, adotar o escrúpulo historicista de compreensão de uma história petrificada em narrativas e pontos de vista acerca de problemas científicos que interessam a poucos. Neste sentido, não se trata, fundamentalmente, da história do pensamento geográfico como tradicionalmente se concebe o conjunto de temas relacionados ao desenvolvimento científico da geografia. Se essa fosse a sua finalidade, sua deficiência seria manifesta e o desequilíbrio entre as partes retiraria todo o seu sentido. O seu propósito é o de reunir as contribuições de docentes e pós-graduandos em geografia, em torno de dois grandes eixos temáticos: história do pensamento geográfico e epistemologia em geografia.
adicionar à sua lista
2.
(ISBN:8523203397)
Organizador(es): Pinheiro, Délio José Ferraz; Silva, Maria Auxiliadora da
Editora: EDUFBA
Idioma: Português
Ano: 2004
Sinopse: Visões imaginárias da cidade da Bahia é um trabalho surpreendente. Ele rompe com a aridez de uma geografia clérica, seguindo a orientação de Milton Santos, para o qual “o maior erro que a geografia cometeu foi o de querer ser ciência, em vez de ciência e arte”. A proposta dos autores é a de retornar ao pensamento sartreano, tão caro a Milton. Pensamento que expressa em Esboço de uma teoria das emoções, no qual “... uma emoção remete ao que ela significa. E, o que ela significa é a totalidade das relações da realidade-humana com o mundo”, através da “...queda brusca da consciência no mágico". (Retirado da apresentação do livro)
adicionar à sua lista
3.
(ISBN:9788579830136)
Autor(es): Vieira, Rodrigo de Souza
Editora: Editora UNESP
Idioma: Português
Ano: 2009
Sinopse: Neste livro são abordados os fatores do crescimento econômico e dos desequilíbrios regionais no Estado de São Paulo entre 1980 e 2000. Fundamentado na teoria mainstream de crescimento econômico e nas teorias da localização, bem como nas contribuições da Nova Geografia Econômica, a obra relaciona o crescimento local com seus determinantes econômicos, sociais e geográficos, tais como educação, emprego e composição setorial. Ferramentas fornecidas pela Econometria Espacial também foram aplicadas ao se inserir a geografia como determinante das taxas de crescimento dos municípios. Dessa forma, o livro fornece ainda uma revisão da abordagem clássica de Econometria Espacial e seu ordenamento sistemático.
adicionar à sua lista
4.
(ISBN:9788523205423)
Autor(es): Brito, Cristóvão
Editora: EDUFBA
Idioma: Português
Ano: 2008
Sinopse: Estudo de geografia regional histórica que investiga o universo político, social, econômico, técnico-produtivo e espacial do Recôncavo Baiano em dois períodos: 1930 até meados de 1950 e a partir daí até o ano 2000. Parte do princípio da ressignificação do conceito de território para examinar a situação do Recôncavo pré-Petrobras e depois do impacto produzido com a sua introdução e expansão. Observa a atuação dos vários atores sociais no cenário territorial estudado.
adicionar à sua lista
5.
(ISBN:9788579831287)
Autor(es): Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri
Editora: Editora UNESP
Idioma: Português
Ano: 2010
Sinopse: As reflexões elaboradas neste livro fazem parte dos resultados de tese de Livre Docência em Geografia Urbana da UNESP, campus de Rio Claro que abordou o consumo como categoria de análise. Por meio do entendimento do consumo procurou-se compreender os principais impactos na produção do espaço urbano, na atualidade. Observadas as metrópoles de São Paulo, Lisboa, Seoul e Dubai, construiu-se um pensamento que considera a metrópole como espaço-sedutor. Nesta construção, elaborou-se uma leitura das paisagens do consumo nas referidas metrópoles e várias foram as contradições encontradas nas relações de consumo e na produção do espaço urbano. O reconhecimento das articulações entre a produção, a circulação, o comércio e o consumo, dentro do processo de generalização da mercadoria, também ganhou importância, e assim outros conflitos foram apontados.
adicionar à sua lista
6.
(ISBN:9788523205607)
Organizador(es): Ribeiro, Maria Teresa Franco; Milani, Carlos Roberto Sanchez
Editora: EDUFBA
Idioma: Português
Ano: 2009
Sinopse: O livro constrói um diálogo entre pesquisadores brasileiros e franceses, de diferentes campos do conhecimento, sobre dois temas que passaram a ocupar os espaços do debate acadêmico e das ações públicas, nas duas últimas décadas: a questão do desenvolvimento e a questão territorial. Duas questões foram colocadas para os pesquisadores: qual o significado do conceito de território a partir de seu campo de estudo e quais contribuições podem aportar para a compreensão dos processos de desenvolvimento. Além de um rico debate no sentido epistemológico, a partir dos diversos campos de análise o livro aponta também algumas indagações: como trabalhar a relação entre espaço e território, como caraceterizar fronteiras territoriais em um mundo em que, elas marcam profundamente tanto a união/ intercâmbio quanto a ruptura/interdição? E várias outras quetões que compoem a agenda de debate da economia, geografia, ciencias políticas, sociologia e da administração.
adicionar à sua lista
7.
(ISBN:9788579830921)
Autor(es): Silva, Valéria Cristina Pereira da
Editora: Editora UNESP
Idioma: Português
Ano: 2010
Sinopse: Esse livro é mesmo um convite à viagem imaginária que começa por Palmas (TO), mas pode nos levar muito além, em direção a uma cidade em busca do seu tempo, concebida pela autora como construção imaginária, que transforma o espaço urbano em lugar de construção de sentido, criando uma cidade sensibilista. Relações tempo-espaço, compactação temporal, tempo ausente, subjetividade do tempo, polissemia da imagem urbana, semelhanças e diferenças entre Palmas e Brasília, relações (e possibilidades) entre cidade pós-modernista e cidade modernista, proposta de relação entre ciência e arte, entre Geografia e Literatura, transdisciplinaridade... são alguns dos elementos que compõem o livro, expressão do grande desafio teórico-metodológico enfrentado pela autora, que não perde de vista um parâmetro fundamental - as imagens da cidade são os modos de vê-las e vivenciá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“A Geografia não é física nem humana. A Geografia é das humanidades”. Milton Santos