Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Área de concentração em Organização do Espaço e Educação Geográfica articula a pesquisa e o ensino da Geografia às demandas das complexas transformações socioespaciais, sociambientais e educacionais da contemporaneidade, em consonância com a atualização dos pressupostos teórico-metodológicos dessa ciência nas últimas décadas. Organiza-se em torno das linhas e pesquisa (1) Estudos Regionais e Geoambientais e (2) Ensino de Geografia, visando produzir conhecimentos teóricos e empíricos significativos sobre a realidade brasileira e piauiense.
As linhas traduzem ainda a preocupação em contribuir para a formação de pesquisadores e professores da área, atuantes em órgãos de pesquisa ou executivos, públicos ou privados, e nos diferentes níveis de ensino através da elaboração de trabalhos acadêmicos bem como subsidiar e avaliar a implantação de políticas de modernização no contexto nacional e regional. As linhas apresentam autonomia relativa, tendo em vista as interfaces possíveis entre suas abordagens, uma vez que as questões educacionais podem contribuir para uma formação cidadã, consciente e critica da organização do espaço geográfico hodierno, principalmente em relação à espacialidade brasileira e piauiense, enquanto as melhorias na organização do espaço têm consequências diretas na qualidade educacional, de modo que as duas dimensões conferem positividade ao desenvolvimento regional.
Dito isso, nos estudos regionais são abordados os processos de ocupação e organização do território, atentando para as transformações espaciais, estritamente relacionadas às mudanças nas esferas social, política, tecnológica e ambiental, com repercussões diretas na dinâmica rural e urbana. Resulta daí a necessidade de analisar as conseqüências dessas transformações sobre o meio ambiente, num enfoque relacional entre a sociedade e natureza, fundamentais para a compreensão da organização do espaço, não desconsiderando, porém, o caráter peculiar de suas propriedades e processos atuantes.
As pesquisas sobre a Educação Geográfica, por sua vez, voltam-se para diversos aspectos pedagógicos constitutivos do ensino da matéria, buscando, sobretudo, compor uma base de conhecimentos acerca do ensino de geografia em escala regional, tendo em vista a escassez de estudos relativos ao tema, um campo aberto de investigação, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Para isso, a área propõe a orferta de um corpo de disciplinas que possibilitem ao cursista adquirir a instrumentação teórica e metodológica necessária à consercução dos trabalhos de acordo com as proposições dos eixos temáticos estabelecidos.
Linhas de Pesquisa:
Estudos Regionais e Geoambientais:
A linha propõe-se à realização de estudos sobre a organização e estratégias de gestão do espaço regional brasileiro, as suas relações com as áreas urbanas e rurais, em especial no território piauiense. Deste modo, visa a efetuação de estudos das infraestruturas econômicas e dos arranjos espaciais, considerando fatores históricos estruturantes e nexos territoriais e ambientais. Em decorrência, propõe-se a levar em consideração os estudos geoambientais em diferentes escalas, analisando a dinâmica da natureza, tanto em seus aspectos característicos como em suas relações com a cultura e a sociedade. Face a isso, a linha preconiza também a reflexão e a execução de estudos sobre o pensamento geográfico nos aspectos epistemológico, teórico e metodológico.
Ensino de Geografia:
A linha propõe-se à realização de estudos a respeito dos conhecimentos ligados ao ensino da disciplina, no tocante aos aspectos históricos, teóricos, epistemológicos e metodológicos, tendo como escopo a capacitação de professores de Geografia de diversos níveis de ensino em relação ao domínio desses conhecimentos. Nesse sentido, aproveita as contribuições teóricas da Educação para a Geografia, concernentes ao estudo do Currículo, das teorias da aprendizagem, da formação docente e práticas pedagógicas, orientando-os, principalmente, para a realidade educacional brasileira e piauiense. Neste último caso, concentrando esforços no resgate da produção geográfica escolar e nas racionalidades que fundamentam a prática professoral nas instituições educacionais do Estado.
Linha de Pesquisa: Estudos Regionais e Geoambientais | ||
Docente Pesquisador | Áreas de Interesse | |
Agostinho Paula Brito Cavalcanti (UFPI) | Análise e Sustentabilidade Ambiental Ambiente Costeiro e Manejo de Ecossistema Geoecologia da Paisagem Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento | |
Antonio Cardoso Façanha (UFPI) | Região, Desenvolvimento e Políticas Públicas Desenvolvimento Territorial Cidade, Política Urbana e Solidariedade | |
Cláudia Maria Sabóia de Aquino (UFPI) | Planejamento e Gestão Ambiental Geoecologia da Paisagem Análise Geoambiental em Regiões Semi-áridas | |
Francisco de Assis Veloso Filho (UFPI) | Instituições, história do pensamento e perspectivas dos estudos geográficos Análises geográficas aplicadas ao planejamento urbano e regional | |
José Luis Lopes Araújo (UFPI) | Indústria Serviços Produção Agroindustrial Turismo | |
Maria Tereza de Alencar (UESPI) | Agrário e Rural Políticas Públicas no Rural Assentamentos Rurais | |
Roberto Célio Valadão (UFMG) | Análise Integrada do Meio Ambiente | |
Sérgio Manuel Merêncio Martins (UFMG) | Urbanização, Política e Cidadania | |
Linha de Pesquisa: Ensino de Geografia | ||
Armstrong Miranda Evangelista (UFPI) | Ensino de Geografia Educação e Currículo Construção de Conceitos Geográficos | |
Josélia Saraiva e Silva (UFPI) | Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia Formação do Professor de Geografia | |
Carlos Sait Pereira de Andrade (UFPI) | Ensino de Geografia e estudos de Clima Urbano |