segunda-feira, 16 de maio de 2011

NOTA DE FALECIMENTO



NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DOPROF. JOSÉ FERREIRA MOTA JÚNIOR
É com pesar que comunicamos o falecimento do Professor José Ferreira Mota Júnior, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (16/05/2011). O velório ocorre na capela da Pax União, Avenida Miguel Rosa, centro de Teresina. Professor Mota era e é conhecido por ser um vencedor passando de segurança da UFPI para professor efetivo nível “DE” de geografia da UFPI. Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1981), especialização em Organização do Espaço no Mundo Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e atualmente estava concluindo o doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.
O ilustre professor é reconhecido pela sua atuação como coordenador do curso de geografia da UFPI, como aluno posso falar que ele era responsável pelo “batismo” do curso de geografia, com seu humor todo peculiar já avisava das dificuldades e alertava que estudar geografia não era brincadeira, chamava a atenção dos alunos, cobrava respeito pelo curso e organização dos alunos. Confesso que as varias situações engraçadas ficam na memória e só lamento aos que não passaram pelo mesmo batismo. Por fim fica a máxima conhecida pelos estudantes referindo-se a coordenação do curso, que infelizmente agora se torna verdade, – “se você acha ruim com o Mota é pior sem ele”. O professor deixa saudades e os estudantes de geografia suas condolências pela dor dessa perda irreparável para o corpo docente, discente e servidores da Universidade Federal do Piauí.

3 comentários:

  1. Meus mais sinceros pesares pelo falecimento do seu professor. Tive a oportunidade de ter professores assim e imagino o impacto da sua perda para todo o Departamento. Espero que suas lições continuem ecoando pelos corredores da UFPI. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. obg José pedermos um grande amigo...e aprendizados ficaram.

    ResponderExcluir
  3. Eu só tenho que concordar com você. Fui aluno dele das disciplinas de Geologia e Pedologia no periodo de 1993 a 1998. Recordo muito bem das aulas de campo que fizemos juntos. Ele levava muito a serio a sua profissão. Sou um adimirador dele. Hoje que fiquei sabendo, fiquei muito triste, peguei as fotos que tenho com ele e passei a olhar, lembrando dos bons momentos que passamos juntos e das suas belas aulas.
    hoje, moro no Ceará. Sou professor efetivo deste estado. agora como Coordenador. Devo muito a ele por está aonde estou! Amo geografia, e, ele contribuiu muito para isso! Que deus o tenho em bom lugar!

    ResponderExcluir

“A Geografia não é física nem humana. A Geografia é das humanidades”. Milton Santos