segunda-feira, 14 de março de 2011

Revista Entre-Lugar (n. 3) - Chamada de artigos, notas, resenhas, traduções e entrevistas

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Revista Entre-Lugar - edital 003
Chamada de artigos, notas, resenhas, traduções e entrevistas
para Revista Entre-Lugar (n. 3)


1 - Dos prazos do Edital:
- Lançamento: 17 de janeiro de 2011;
- Abertura para recebimento de artigosnotasresenhastraduções e entrevistas: 18 de janeiro a 18 de abril de 2011;
- Pareceres: 19 de abril a 10 de maio de 2011;
- Revisão solicitada por pareceristas: 11 maio a 21 maio de 2011
- Publicação Revista Entre-Lugar (n.3): junho de 2011.

2 – Da Revista Entre-Lugar:
A Revista Entre-Lugar é uma publicação de caráter científico do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados, e tem por objetivos:
I.                   Divulgar e socializar a produção acadêmica voltada à Geografia e áreas afins, discutindo questões que tangenciam a produção do espaço geográfico, envolvendo, sobretudo, temas como território e fronteira, assim como conceitos a estes relacionados, contribuindo para a melhor compreensão do ensino e da pesquisa.
II.                Ser um espaço de reflexão e diálogo científico-cultural, propiciando o intercâmbio e a divulgação de produções especializadas de pesquisadores envolvidos com as questões e temas destacados no inciso anterior.
III.             Incentivar a divulgação das pesquisas realizadas pelos discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em geografia da UFGD.

3 – Da periodicidade e das publicações:


A Revista Entre-Lugar tem periodicidade semestral, propondo-se a publicações de:
I.                   Pesquisas inéditas na forma de artigos ou notas, de reconhecido rigor teórico e relevância intelectual, científica e cultural;
II.                Resenhas de livros, teses e dissertações nacionais e estrangeiras, de publicação (ou defesa, no caso de teses e dissertações) recente, de até três anos para estrangeira e dois anos para nacional;
III.             Traduções de textos de pertinência científico-cultural;
IV.             Entrevistas de cunho científico-cultural, pertinentes às temáticas abordadas;
V.                Preferencialmente 60% (sessenta por cento) dos artigos de cada número serão de autores de outras instituições.

4 – Da aprovação dos textos:
- Os textos enviados serão aprovados para publicação quando atender as seguintes exigências:
I.                   Deve ter o parecer favorável de 2 (dois) pareceristas;
II.                No caso de 1 (um) parecer desfavorável, o texto será apreciado por um terceiro parecerista;
III.             Os pareceres serão devolvidos dentro do prazo estabelecido pelo(s) Editor(es) e enviados ao(s) respectivo(s) autor(es);
IV.             No caso de parecer favorável à publicação com restrições, as mesmas serão justificadas na folha de parecer, e encaminhadas ao autor;
V.                Caso não haja o cumprimento das solicitações sinalizadas pelo parecerista, os textos serão recusados pela Comissão Editorial.
VI.             No caso de dois pareceres desfavoráveis, o texto não será publicado.
VII. Será sempre mantido o anonimato dos autores e dos pareceristas.
VII.          Cada trabalho publicado dará direito a dois exemplares a seu(s) autor(es), no caso de artigo, e a um exemplar nos demais casos (notas, resenhas, traduções).

5 – Da formatação dos textos:
           
I – Artigos
1 - Textos, em digital, entre 15 (quinze) e 25 (vinte e cinco) páginas, em formato de página A-4, arquivo “word”, letra tamanho 12, “Time New Roman”, espaço entre linhas 1,5; com margem (direita, esquerda, superior e inferior) de 3 cm, e parágrafo de 2 centímetros.
            2 – O início do texto deve conter o título em português (centralizado e todo maiúsculo), inglês e espanhol ou francês, seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es), das informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) do(s) autor(es), seguido de resumos em português, inglês e espanhol ou francês, com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, e uma relação de 5 palavras-chave nas respectivas línguas dos resumos que identifiquem o conteúdo do texto.
            3 - É importante conter introdução e conclusão ou considerações finais; as notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas (esse recurso deve ser utilizado quando extremamente necessário e cada nota deve ter em torno de 3 linhas); as citações textuais longas (mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 4 cm; as menções a idéias e/ou informações no decorrer do texto devem subordinar-se ao esquema (Sobrenome do autor, data) ou (Sobrenome do autor, data, página). Ex.: (SANTOS, 1996) ou (SANTOS, 1996, p. 25); caso o nome do autor esteja citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses; diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por uma letra minúscula após a data, como no exemplo: (SANTOS, 1996a), (SANTOS, 1996b); as citações, bem como vocábulos ou conceitos que não estejam em português, deverão ser oferecidas ao leitor em nota de rodapé.
            4 - A bibliografia deve ser apresentada no final do trabalho, em ordem alfabética, e de acordo com as normas da ABNT. Exemplos:

-No caso de livro:
SOBRENOME, Nome. Título da obra (título em negrito e o subtítulo sem negrito). Local de publicação: Editora, data. Exemplo:
GOETTERT, Jones Dari. O espaço e o vento: olhares da migração gaúcha para Mato Grosso de quem partiu e de quem ficou. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2008.

-No caso de capítulo de livros:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro (título em negrito e o subtítulo sem negrito). Local de publicação: Editora, Data. Página inicial e página final. Exemplo:
JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massaSão Paulo: Cultrix, 1972. p.47-66.

-No caso de artigo:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico (em negrito), local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial e página final, mês(es). Ano. Exemplo:
SANTOS, Douglas. Um objeto para a geografia: sobre as armadilhas que construímos e o que devemos fazer com elas. Terra Livre. Presidente Prudente, SP. V. 1. N. 30. p. 27 – 40. Janeiro – Junho, 2008.

-No caso de dissertações e teses:
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese (em negrito). Local: instituição em que foi defendida, data. Número de páginas. (categoria, grau e área de concentração). Exemplo:
TOSQUI, Patrícia. Construção e Ancoragem Ontológica do Vocabulário Bilíngüe do Turismo para Fins Didáticos. Araraquara: Faculdade de Ciências e Letras – UNESP - Universidade Estadual Paulista, 2007. 246f. Tese (Doutorado em Letras – Lingüística e Língua Portuguesa).

-No caso de trabalhos publicados em eventos:

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: Título do evento em maiúscula, edição, ano, local do evento, Título da obra ou Anais...(em negrito), Local da publicação, ano, página inicial e página final. Exemplo:
PAIM, J.S. O SUS no ensino médico: retórica ou realidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 33. 1995, São Paulo. Anais... São Paulo, 1995. p.5.

-No caso de documentos eletrônicos:
Seguir as mesmas orientações para artigos, acrescidas da expressão “Disponível em:” seguida endereço eletrônico (URL) consultado e da data de último acesso. Exemplo: WAGNER, C.D.; PERSSON, P.B. Chaos in cardiovascular system: an updateCardiovasc. Res., v.40, p.257-64, 1998. Disponível em: <http://www. probe.br/science.html>. Acesso em: 20 jun. 1999.  

            5 - Ilustrações: Imagens, figuras ou desenhos devem estar em formato tiff ou jpeg, com resolução mínima de 200 dpi, tamanho máximo 16 x 20 cm, em tons de cinza, com legenda e fonte Times New Roman 9. Tabelas e gráficos torre podem ser produzidos em word. Outros tipos de gráficos (pizza, evolução...) devem ser produzidos em programa de imagem (photoshop ou corel draw). Todas as ilustrações devem estar em arquivos separados e serão inseridas no sistema como documentos suplementares, com respectivas legendas e numeração. No texto deve haver indicação do local de inserção de cada uma delas.

            II - Notas
1 - Textos, em digital, entre 5 (cinco) e 15 (quinze) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos.

            III - Resenhas
1 – Textos, em digital, entre 3 (três) a 5 (cinco) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos.
2 – O início do texto deve conter o nome do autor(es) e o nome completo da obra resenhada, local de publicação, editora e ano de publicação, seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es) da resenha, das informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) e endereço postal do(s) autor(es).

            IV - Traduções
1 – Textos, em digital, até 30 (trinta) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos.
2 – O início do texto deve conter o título da tradução, em português e no original, o autor do texto traduzido, local, editora e data da publicação original, e o nome do(s) tradutor(s), com breves currículos.
2 – Autorização dos detentores de direitos autorais para a publicação na Revista Entre-Lugar.

V - Entrevistas
1 – Textos, em digital, entre 10 (dez) e 30 (trinta) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos.
2 – O início do texto deve conter o título da entrevista, local e data, o nome do(s) entrevistado(s) e do(s) entrevistador(es), com breves currículos.
3 – Autorização do(s) entrevistado(s) para a publicação da entrevista na Revista Entre-Lugar.

VI – Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da editora e do conselho editorial.

6 – Do envio dos textos:
            - Os textos devem ser enviados após cadastro do autor no endereço eletrônico:  http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/issue/current

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“A Geografia não é física nem humana. A Geografia é das humanidades”. Milton Santos