quarta-feira, 2 de março de 2011

Mestrado em Geografia da UFPI é aprovado


Mais um Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado na UFPI foi aprovado neste mês de março. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) comunicou a aprovação do Mestrado em Geografia, que pretende oferecer 14 vagas.
A Coordenação do Curso de Geografia tem interesse em iniciar o Mestrado ainda no primeiro semestre de 2011, mas o processo para abertura do edital e outras providências ainda está em processo de avaliação.
A área de concentração será em "Organização do Espaço e Educação Geográfica" e terá duas linhas de pesquisa, sendo elas "Estudos Regionais e Geoambientais" e "Ensino de Geografia". O coordenador do Programa será o professor Antônio Cardoso Façanha e a sub-coordenadora será a professora Josélia Saraiva.


O sub-chefe do Departamento de Geografia e História e professor de Geografia, Carlos Sait, afirmou que a aprovação do Programa é de extrema importância para suprir a grande demanda de profissionais que já esperavam pelo Mestrado.
"Muitos profissionais que aguardavam o Programa de Pós-Graduação já poderão se capacitar, sem falar na importância regional que irá trazer. Com o lançamento do edital, esperamos um grande número de inscrições", disse o professor.
Carlos Saít afirmou ainda que esta aprovação está para além do território piauiense e a perspectiva é de trazer pessoas dos estados vizinhos. "O Mestrado será fundamental para abrir novos caminhos para os profissionais dessa área", completou.

Até que fim saiu... A Falta de um Mestrado fazia com que pesquisadores realizassem mestrados fora e/ ou até mesmo em areas afins. como em Desenvolvimento em Meio Ambiente.


Um comentário:

  1. Que ótima notícia, em?
    Fico muito feliz por saber que nossa curso está dando um pulo muito grande para o desenvolvimento desta ciência no estado do Piauí!
    Parabéns pelo esforço de todos os professores que fizeram com que esse sonho de muitos fosse realizado!
    Felicidades!

    ResponderExcluir

“A Geografia não é física nem humana. A Geografia é das humanidades”. Milton Santos