quinta-feira, 10 de março de 2011

Coleta seletiva do lixo é implantada em Teresina

Em 2011, Teresina vai passar a contar com um serviço de coleta seletiva de lixo
Em 2011, Teresina vai passar a contar com um serviço de coleta seletiva de lixo. O recolhimento dos resíduos será realizado pela cooperativa de catadores de material reciclável. A ação faz parte da segunda fase do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS Reciclagem, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS).
O projeto tem a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Banco do Brasil, Organização das Cooperativas do Estado do Piauí (OCEPI), Correios, Caixa Econômica Federal – através da ONG Moradia e Cidadania – e Associação de Moradores da Vila São Francisco e Parque Dagmar Mazza.




Conforme a secretária Graça Amorim, a princípio o material será recolhido em empresas que já realizam a separação dos resíduos sólidos como shoppings, supermercados e lojas de Teresina. “A cooperativa, que contará com um veículo próprio de coleta, irá recolher o material a partir de agendamento prévio”, explicou a secretária, destacando ainda que serão instalados pontos de coletas em vários pontos da cidade onde a comunidade poderá deixar o lixo reciclável para ser posteriormente recolhido pela cooperativa.
O projeto DRS Reciclagem é desenvolvido por etapas. Na primeira os catadores passaram por capacitações nas áreas de Liderança, Coleta Seletiva, Associativismo e Cooperativismo, Planejamento Cooperativista e Relações Humanas, entre outras. Além da qualificação, o projeto também promove ações de saúde e inclusão digital dos catadores e suas familias através de dois telecentros instalados na sede da associação de moradores da Vila São Francisco Sul e Parque Dagmar Mazza, cujos computadores foram cedidos pelo Banco do Brasil. Os catadores também receberam roupas, luvas, botas e chapéu para manusear o material coletado de forma mais segura.
A última ação do projeto foi a assinatura da ordem de serviço do Galpão da Unidade de Separação de Resíduos no Aterro Sanitário de Teresina, que tem valor estimado em R$ 122.280,29. No galpão, eles vão poder armazenar e fazer o processamento dos resíduos para comercialização. Está prevista ainda a reforma das casas dos catadores através da Organização Não Governamental Moradia e Cidadania, da Caixa Econômica Federal.


Fonte: http://www.clicapiaui.com/


Será que dessa vez da certo???

2 comentários:

  1. a primeira tentativa foi uma negação...vamos ver se desta vez as coisas mudam...realizar um projeto desse so com a mobilização da comunidade caso contrario tende a não dar certo.

    ResponderExcluir
  2. PREZADOS SENHORES,
    NESTE “2012” VAMOS DAR SOLUÇÕES MAIS EFICIENTES AO TRANSPORTE DE LIXOS: SÓLIDOS, LIQUIDOS, HOSPITALARES, INDUSTRIAIS, ETC... COM CONSCIÊNCIA, ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE... CONHEÇA OS TRICICLOS UTILITÁRIOS CARGO200.COM.BR O MELHOR CUSTO BENEFÍCIO DA CATEGORIA... CARREGA ATÉ 400 KG COM A ECONOMIA DE 18 - 25KM/L... POR APENAS INACREDITÁVEIS R$13.850,00... QUE AINDA PODEM SER PARCELADOS...
    VISITE NOSSOS WEBSITE: WWW.CARGO200.COM.BR OU ASSISTA NOSSOS VÍDEOS NO YOUTUBE:
    http://www.youtube.com/watch?v=0eNASVw6PhY
    http://www.youtube.com/watch?v=DINDT_FQgIs&feature=related

    Carlos C.A. De Oliveira
    Gerente Nacional de Vendas
    : (41) 3068-9102 - : (41) 9998-7802
    Nextel: (41) 7816-5847 ID 7*636674
    : carlos_oliveira@cargo200.com.br
    : www.cargo200.com.br
    Skype: ccaoliveira

    ResponderExcluir

“A Geografia não é física nem humana. A Geografia é das humanidades”. Milton Santos